sexta-feira, 11 de abril de 2008

Realojamentos em Portugal

Constantemente vemos nos noticiários grandes zonas de barracas onde os moradores são quase sempre pessoas de etnia cigana ou africanos. As Camaras Municipais decidem demolir as barracas com vista em dinamizar o local e dar outra aparência às zonas que rodeiam as cidades, ora isso é tudo muito bonito mas há que realojar as pessoas que moravam nessas barracas. Ou seja, o que vai acontecer é o seguinte: a Camara vai ter que construir casas boas de cimento e areia com portas e janelas para dar, sim para dar, porque mesmo que tenham que pagar uma renda para lá ficar, vai ser meia duzia de tostões, e grande parte deles não paga é nada. Agora quem é que pagou a construção dessas casas? Não, não foi nem a Camara nem as pessoas que para lá vão morar. Quem pagou essas casas foram os contribuintes. Agora irrita-me profundamente trabalhar, trabalhar, descontar um monte de dinheiro para segurança social e IRS e mais um monte de impostos para pagar casas para pessoas que não conheço de lado nenhum e que na sua maioria são um bando de desocupados. Mas não, temos que realojar estas pessoas porque derrubamos um monte de chapas de zincó às quais elas chamavam "casas" que por sua vez estavam montadas num terreno que nem é delas, um terreno que foi ocupado sem consentimento, e por terem colocado lá três ou quatro paus com uns plasticos por cima, tinham lá uma casa e agora têm que lhe dar outra. Enquanto eu para ter uma casa tenho que me endividar até ao alto dos cabelos e passar quarenta anos da minha vida a paga-la, a não poder comprar nada sem ser o essencial porque tenho uma prestação para pagar. E o mais cómico disto tudo é que para além de estar a pagar a minha casa estou também indirectamente a pagar casa de um monte de gente que não quer fazer nada da vida. E este país premeia quem não quer fazer nada.

Sem comentários: